Quem Somos
Torneios Realizados
Estatuto
Como Filiar
Leis do Xadrez
Partidas
Notícias
Xadrez Escolar
Downloads
Torneios
Agenda
Artigos
Princípios da Liga de Xadrez
Links Interessantes
Xadrez & Ficção
Afiliados
Fale Conosco
Rating
Baratear o custo deste esporte.
Massificar o xadrez
Leia Mais

 
Consultar
 
Xadrez Brasileiro
http://www.xadrezbrasileiro.com
FIDE
Federação Internacional
www.fide.com
CBX
Confederação Brasileira
www.cbx.org.br
CX Online
Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
HC

MI Hélder Câmara
www.heldercamara.com.br

ChessBase
ChessBase News
www.chessbase.com
Xadrez de Rua

Blog do Xadrez de Rua
http://xderua.blogspot.com/

Blog do Melo

Pílulas de Reflexão
http://bloguinhodomelo.blogspot.com

FEXPA

Federação de Xadrez do Pará
www.fexpa.org.br

GXBG
Galeria de Xadrez Borba Gato
www.galeriadexadrez.com.br/
Ver todos
  Notícias
Galeria de imagens da Liga de Xadrez
Volta a Home Contato  
Hélder Câmara
O adeus a um mestre do tabuleiro e da vida.

Herbert Carvalho
O xadrez brasileiro chora a perda do carismático Mestre Internacional Hélder Câmara (Fortaleza 1937- São Paulo 2016), que se diferenciava de seus pares pela amplitude de atividades além do tabuleiro. 
Foi lutador de boxe, poeta, escritor, compositor de música popular e militante político pela justiça social, na mesma trilha de seu tio arcebispo, que costumava dizer: "Quando ajudo aos pobres, dizem que sou santo. Quando falo das causas da pobreza, me chamam de comunista".
Hélder Câmara foi um amigo herdado de meu pai, Adriano Salles Toledo Carvalho, que me ensinou a jogar xadrez e nos anos 1970 atuava como árbitro e dirigente do xadrez paulista. Quando cheguei na Estação da Luz, numa certa manhã, para encontrar-me com meu pai, lá estava ele. Os dois tinham passado a noite na boemia. Alguns dias depois levou-me ao Jogral, boate frequentada por Paulo Vanzolini e outros expoentes da MPB paulistana. Ali se podia ouvir, na surdina, as músicas que a ditadura censurava. Em meu livro Tabuleiro da Vida (Editora Senac São Paulo), dedico algumas páginas ao amigo e companheiro, com quem tive a honra e privilégio de viajar para a Ilha de Malta, em 1980, quando ambos fizemos parte da equipe brasileira na Olimpíada de xadrez daquele ano.

Leia mais
 
Alexandru Sorin Segal
Falecimento do Mestre Alexandru Segal
Faleceu nesta terça-feira dia 6 de janeiro de 2015 o mestre e árbitro internacional Alexandru Sorin Segal, aos 67 anos de idade.
Romeno de nascimento e brasileiro de coração, Segal viajou o Brasil de norte ao sul jogando xadrez.
Por onde passou fez amigos e encantou com suas histórias, frases e piadas.
Segal frequentou ativamente o Clube de Xadrez São Paulo desde os anos 60.
Foi duas vezes campeão brasileiro em 1974 e 1978. Cinco vezes defendeu o Brasil na Olímpiada de Xadrez. Gostava de dizer que era "olímpico".
Chegou a ter 2415 de rating FIDE. Imagino que hoje, descontada a inflação do rating seria o equivalente a 2500 no mínimo.
Leia mais
 
MI. Antonio Carlos de Resende
Mestre Resende Recebe Homenagem

O Colégio Sabin fez uma homenagem ao professor Antônio Carlos de Resende pelos 20 anos de xadrez curricular.
o link com a homenagem ao mestre é:
http://www.youtube.com/watch?v=juPVIDJFhQ0
Antônio Carlos de Resende é Mestre Internacional de Xadrez e, como professor do Sabin, já ajudou a formar 16 campeões brasileiros e uma campeã panamericana.
Em novembro de 2013 Resende lançou o livro "Jogue Xadrez! Aprenda e pratique", Editora Solis, para iniciantes e iniciados, livro que certamente contribui para o desenvolvimento do xadrez brasileiro.

 

Leia mais
 
Hélder Câmara
Site e Livro do MI. Hélder Câmara

Em Caíssa (64 Crônicas de Xadrez), o Mestre Internacional Hélder Câmara dá uma aula em cada texto. Não apenas nestes, mas em qualquer trabalho que escreva sobre o jogo filho dos deuses e, por isso mesmo, cercado de demônios. Dizer que analisa as partidas com mestria é resvalar para a obviedade. Não é por acaso que manteve por mais de três lustros, sem interrupção, um apreciadíssimo espaço dedicado ao xadrez no Diário Popular, de São Paulo.
Caio Porfírio Carneiro - escritor e enxadrista.
O Livro pode ser comprado na Rua Augusta, 602 (3151-3401), ou pelo email: lucilivros@gmail.com
Também recomendamos o excelente Site Oficial do MI. Hélder Câmara, que está publicando a saga de Suzuki:
http://www.heldercamara.com.br

 

Leia mais
 
Mequinho
Nota de Mequinho Sobre o Torneio na Espanha

Jesus está-me curando progressivamente da gravíssima doença miastenia grave , que se manifestou em 1977. Há mais de 20 anos atrás, a doença era muito forte e eu não tinha condições de jogar os torneios com os GM. Agora , graças a Deus, eu estou quase bom e meu rating está subindo a cada torneio que jogo. Espero que Jesus Cristo me cure totalmente em breve ; após isso acontecer, espero voltar a jogar no mesmo nível que jogava há mais de 30 anos atrás , quando cheguei a ser o terceiro melhor jogador do mundo. No Torneio Bahia Feliz , em Gran Canária, Espanha, tive um excelente resultado com as peças negras , com três vitórias e dois empates, tendo inclusive derrotado o mais jovem GM do mundo , o extraordinário Illya Nyzhnyk , da Ucrânia. Raramente perco partidas com as peças brancas; infelizmente , neste torneio, nas duas partidas que perdi , fiquei apurado de tempo e cometi erros. Bastaria ter empatado a partida contra o vencedor do torneio  , o GM Vallejo , que é o vigésimo terceiro do mundo, para ter ficado em primeiro lugar, juntamente com Vallejo e Illya. Nessa partida, eu estive melhor e , a vontade de ganhá-la e ficar com chances de ganhar o torneio, pesaram contra mim: eu pensei demais , fiquei mal de tempo e, pressionado pelo cansaço, cometi erros. Não tinha nenhuma razão para perder essa partida. Portanto , fica claro que , após Jesus me curar totalmente  da doença, eu jogarei muitíssimo melhor  e terei excelentes chances de ser um dos melhores do mundo. Korchnoi , que foi vice-campeão mundial durante vários anos, tem 21 anos a mais que eu e, há poucos anos atrás, vencia grandes torneios internacionais. Portanto , minha idade não impediria minha ascensão no xadrez. Mequinho. 

Leia mais
 
MI Antonio Carlos de Resende
Xadrez de Chocolate no Colégio Sabin

Dia 16 de abril o Colégio Albert Sabin realizou o tradicional xadrez com peças de chocolate, já na sua 8 ª edição.
Este ano houve recorde de participação com 1278 inscritos, com público aproximado de 3500 pessoas entre jogadores e assistentes.
O evento é interno para alunos e familiares e tem cunho beneficente, pois a inscrição para participação consiste em um ovo de Páscoa nº 20. Doze entidades assistenciais receberão as doações dos ovos de Páscoa.
O árbitro principal foi Pablyto Robert Ribeiro, Presidente da CBX, que também foi homenageado pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do xadrez no Brasil.
A direção geral do evento esteve a cargo de José Ramalho Pinto, coordenador de esportes do Colégio, além da organização e arbitragem do MI Antonio Carlos de Resende.

Leia mais
 
Liga de Xadrez
Realizada Assembléia Geral Ordinária

Foi realizada no dia 24 de abril de 2011, às 14h00, em segunda convocação, a Assembléia Geral Ordinária para exame das contas, e para eleição da diretoria e conselho fiscal, na Avenida Adolfo Pinheiro, 384, sobreloja 33, Santo Amaro, Capital-SP.
Foram eleitos por unanimidade, e empossados nos respectivos cargos para um mandado de 3 (três) anos, de 24/04/2011 a 24/04/2014, os seguintes membros da nova Diretoria: Presidente, Cícero Nogueira Braga. Vice-presidente, Mauro Guimarães de Souza. Secretário Geral, André Conforti Serroni. Tesoureiro, Sergio Roberto de Sampaio Melo. 1° Diretor Técnico, Mauro Guimarães de Souza. 2° Diretor Técnico,  Alex Sandro Seolin Lindholm. Diretor Social, Adriano Lucas Machado Caldeira Marques. Diretor de Comunicação, Herbert Abreu Carvalho e Diretor Jurídico, Otto Henrique Miranda Mattosinho.

Leia mais
 
Sr. Astor Parente
Falecimento do Sr. Astor Parente
É com profundo pesar que comunico o falecimento do sr. Astor Parente no domingo dia 06/03 às 20h00 aos 79 anos. Seu Astor era um farmacêutico entusiasta e grande incentivador do xadrez muito conhecido pelos enxadristas da zona leste de São Paulo.
            Há 33 anos quando dava meus primeiros passos na arte de Caissa fui incentivado por ele a continuar praticando e estudando, ainda guardo com carinho seus livros presenteados e que me ajudaram no caminho do profissionalismo.
            Naquela época tínhamos pequenos espaços cedidos por pessoas abnegadas e que se esforçavam, e muito, para que o xadrez fosse difundido. Muitos sequer conheciam o Clube de Xadrez São Paulo, e os que conheciam tinham que amargar mais de uma hora de ônibus para chegar ao destino. Eu tinha sorte, pois várias vezes o "seu" Isidoro, irmão do "seu" Vírgilio me dava carona às duas da madrugada quando o clube fechava, no seu Opala até minha casa, pois ele morava no bairro do Cangaíba, próximo à Vila Matilde.
Leia mais
 
Mequinho
Livro com as melhores partidas de Mequinho

O GM. Mequinho escreveu um livro sobre as melhores partidas dele.
O lançamento do livro Mequinho, O Xadrez de um grande mestre, pela Editora Ciranda Cultural, foi dia 13 de dezembro de 2010, no Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo, no Salão Paulinho Nogueira.
Antes do lançamento do livro Mequinho realizou uma simultânea contra 20 jogadores, tendo empatado apenas uma partida contra Cassius Alexandre.
Eis uma das importantes vitórias que estão entre as partidas que foram publicadas no novo livro do grande mestre "Mequinho", comentadas por ele.

Leia mais
 

Página 1 de 6 [  1  2  3  4  5  6  ] Próxima