Quem Somos
Torneios Realizados
Estatuto
Como Filiar
Leis do Xadrez
Partidas
Notícias
Xadrez Escolar
Downloads
Torneios
Agenda
Artigos
Princípios da Liga de Xadrez
Links Interessantes
Xadrez & Ficção
Afiliados
Fale Conosco
Rating
Baratear o custo deste esporte.
Massificar o xadrez
Leia Mais

 
Consultar
 
Xadrez Brasileiro
http://www.xadrezbrasileiro.com
FIDE
Federação Internacional
www.fide.com
CBX
Confederação Brasileira
www.cbx.org.br
CX Online
Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
HC

MI Hélder Câmara
www.heldercamara.com.br

ChessBase
ChessBase News
www.chessbase.com
Xadrez de Rua

Blog do Xadrez de Rua
http://xderua.blogspot.com/

Blog do Melo

Pílulas de Reflexão
http://bloguinhodomelo.blogspot.com

FEXPA

Federação de Xadrez do Pará
www.fexpa.org.br

GXBG
Galeria de Xadrez Borba Gato
www.galeriadexadrez.com.br/
Ver todos
  Quem Somos
Galeria de imagens da Liga de Xadrez
Volta a Home Contato  
Ligar Xadrez ao Alcance Social

Entidade reescreve a história do jogo de poucos para uma prática de muitos.

 

Com o intuito de massificar o jogo de xadrez em escolas, empresas, sindicatos e associações, para torná-lo acessível a toda e qualquer pessoa interessada independentemente de idade, raça, sexo ou classe social, a Liga de Xadrez representa uma alternativa ao sistema federativo de organização esportiva. A figura jurídica das Ligas Esportivas foi introduzida pela Lei nº 9.615, de 24 de Março de 1998 (Lei Pelé).

Fundada por um grupo de enxadristas, no dia 1º de Março de 2005, na capital paulista, a entidade trabalha sem fins lucrativos para oferecer todo o respaldo técnico a projetos de cunho social, como o ensino do xadrez em escolas públicas e sua prática em unidades da Febem e presídios. A entidade também apóia a elaboração e difusão de livros, revistas, sites, software, filmes, documentários, exposições e demais atividades culturais sobre este que é um dos jogos de tabuleiro mais antigo da história.

Em um ano de existência, a Liga estimulou e promoveu torneios, simultâneas e palestras. Tendo o primeiro Grande Mestre brasileiro de xadrez Henrique Costa Mecking, o Mequinho, como Patrono, a entidade conta hoje com parcerias estratégicas. A principal delas foi realizada com o programa Xadrez Movimento Educativo (XME), da Prefeitura de São Paulo. Instalado em um casarão na Vila Mariana (onde funciona o setor de projetos especiais da Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação), o XME contabiliza 30 mil crianças da rede pública, que aprenderam a jogar xadrez em quase 300 escolas, orientadas por mais de 600 professores, Esses alunos, cada vez mais, marcam presença em jogos estudantis da rede municipal da cidade de São Paulo, além dos mais variados torneios oficiais da modalidade.

Para o presidente da Liga, Sergio Roberto de Sampaio Melo, “o sistema tradicional de federações e confederações esportivas é muito elitista, porque cobra mensalidades e taxas de inscrição muito elevadas, que acabam por excluir um público enorme de pessoas de menor poder aquisitivo, mas como enorme potencial enxadrístico”. “As Ligas existem para preencher esta lacuna e levar o esporte para as periferias, onde os cartolas não atuam porque não consideram rendosos”, conclui.  Mais Informações pelo telefone (11) 9888.4337.

Por : Carolina Carvalho.

Voltar