Quem Somos
Torneios Realizados
Estatuto
Como Filiar
Leis do Xadrez
Partidas
Notícias
Xadrez Escolar
Downloads
Torneios
Agenda
Artigos
Princípios da Liga de Xadrez
Links Interessantes
Xadrez & Ficção
Afiliados
Fale Conosco
Rating
Baratear o custo deste esporte.
Massificar o xadrez
Leia Mais

 
Consultar
 
Xadrez Brasileiro
http://www.xadrezbrasileiro.com
FIDE
Federação Internacional
www.fide.com
CBX
Confederação Brasileira
www.cbx.org.br
CX Online
Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
HC

MI Hélder Câmara
www.heldercamara.com.br

ChessBase
ChessBase News
www.chessbase.com
Xadrez de Rua

Blog do Xadrez de Rua
http://xderua.blogspot.com/

Blog do Melo

Pílulas de Reflexão
http://bloguinhodomelo.blogspot.com

FEXPA

Federação de Xadrez do Pará
www.fexpa.org.br

GXBG
Galeria de Xadrez Borba Gato
www.galeriadexadrez.com.br/
Ver todos
  Notícias
Galeria de imagens da Liga de Xadrez
Volta a Home Contato  
Site e Livro do MI. Hélder Câmara

Em Caíssa (64 Crônicas de Xadrez), o Mestre Internacional Hélder Câmara dá uma aula em cada texto. Não apenas nestes, mas em qualquer trabalho que escreva sobre o jogo filho dos deuses e, por isso mesmo, cercado de demônios. Dizer que analisa as partidas com mestria é resvalar para a obviedade. Não é por acaso que manteve por mais de três lustros, sem interrupção, um apreciadíssimo espaço dedicado ao xadrez no Diário Popular, de São Paulo.
       O xadrez entrou na vida e na alma de Hélder Câmara tal como uma chama votiva que se não apaga, ascendendo-o a Mestre Internacional e dando-lhe um currículo invejável de vitórias, no Brasil e no exterior, que, para detalhá-lo, sem falso exagero, seria necessário um opúsculo somado à obra. O seu nome, Hélder Câmara - emblemático no País inteiro - é uma estrela-guia do cometa no universo enxadrístico e a cauda que o acompanha há de ser o colar de feitos dentro do cosmo de Caíssa.
          Repetiremos apenas que Hélder Câmara é uma personalidade multifacetada. Xadrez à parte, em conversas descontraídas, não sabemos se estamos diante do compositor popular, versado na história dos que a fizeram tão bela, do poeta lírico de ressonâncias parnasianas, ou do bem humorado comentarista das extravagâncias cotidianas.
         Enxadrista desde a infância, nunca, ao correr dos anos, perdeu a jovialidade. Aquela jovialidade dos sábios, com a consciência de que o corpo envelhece com o passar do tempo, mas que a jovialidade se renova e se apura dentro desse mesmo percurso.
         Hélder Câmara é de um talento notável, traço de berço dos Câmaras. Se o xadrez levou-o aos píncaros - e dentre os escolhidos, poucos como ele são eleitos – nem por isso deixou de ser a criatura humaníssima que sempre foi. Isto é o que define uma personalidade. O Hélder de ontem é o de hoje. A ele se agregou a gama de conhecimentos gerais, que fez dele o homem culto, voltado, no seu caso, para o oceano enxadrístico, mas de janelas abertas para o mundo lá fora, com suas benquerenças e precariedades.
         Tomemos a primeira crônica do livro – Caíssa – que dá título ao mesmo. Só esta, apenas esta, lampeja e ilumina o tom e o tônus do escritor brilhante, que sabe escrever como poucos, melhor e de alcance artístico maior do que tantos cronistas do campo literário. E termina o trabalho com um belo soneto a Caíssa, em tessitura lírica e melhor elaborada do que muitos poetas de livros na praça e aplausos da crítica.
         Sempre aliou, com maestria, análises de partidas com informações variadas, valiosas e oportunas do mundo enxadrístico, quantas delas de não fácil acesso dos aficionados do jogo. E quanta vez insere um vívido humor, só dele, dando leveza de trato às “análises complicadas”.
         Estas 64 crônicas (uma, para cada casa do tabuleiro) compõem o debuxo e o espelho fiel de uma personalidade que já desenhou, com brilho, a sua estrela na História do xadrez, embora continue pulsantemente criador.
         Recebeu a aura bendita de Caíssa e transmudou-a na referida estrela-guia dos seus dias, no universo mágico do xadrez.
         Esta obra - Caíssa (64 Crônicas de Xadrez) - é um dos lampejos dessa estrela.       Caio Porfírio Carneiro - escritor e enxadrista.

O Livro pode ser comprado na Rua Augusta, 602 (3151-3401), ou pelo email: lucilivros@gmail.com

Também recomendamos o excelente Site Oficial do MI. Hélder Câmara, que está publicando a saga de Suzuki:
http://www.heldercamara.com.br

Voltar