Quem Somos
Torneios Realizados
Estatuto
Como Filiar
Leis do Xadrez
Partidas
Notícias
Xadrez Escolar
Downloads
Torneios
Agenda
Artigos
Princípios da Liga de Xadrez
Links Interessantes
Xadrez & Ficção
Afiliados
Fale Conosco
Rating
Baratear o custo deste esporte.
Massificar o xadrez
Leia Mais

 
Consultar
 
Xadrez Brasileiro
http://www.xadrezbrasileiro.com
FIDE
Federação Internacional
www.fide.com
CBX
Confederação Brasileira
www.cbx.org.br
CX Online
Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
HC

MI Hélder Câmara
www.heldercamara.com.br

ChessBase
ChessBase News
www.chessbase.com
Xadrez de Rua

Blog do Xadrez de Rua
http://xderua.blogspot.com/

Blog do Melo

Pílulas de Reflexão
http://bloguinhodomelo.blogspot.com

FEXPA

Federação de Xadrez do Pará
www.fexpa.org.br

GXBG
Galeria de Xadrez Borba Gato
www.galeriadexadrez.com.br/
Ver todos
  Notícias
Galeria de imagens da Liga de Xadrez
Volta a Home Contato  
Falecimento do Sr. Astor Parente

Sr. Astor Parente.

É com profundo pesar que comunico o falecimento do sr. Astor Parente no domingo dia 06/03 às 20h00 aos 79 anos. Seu Astor era um farmacêutico entusiasta e grande incentivador do xadrez muito conhecido pelos enxadristas da zona leste de São Paulo.
            Há 33 anos quando dava meus primeiros passos na arte de Caissa fui incentivado por ele a continuar praticando e estudando, ainda guardo com carinho seus livros presenteados e que me ajudaram no caminho do profissionalismo.
            Naquela época tínhamos pequenos espaços cedidos por pessoas abnegadas e que se esforçavam, e muito, para que o xadrez fosse difundido. Muitos sequer conheciam o Clube de Xadrez São Paulo, e os que conheciam tinham que amargar mais de uma hora de ônibus para chegar ao destino. Eu tinha sorte, pois várias vezes o "seu" Isidoro, irmão do "seu" Vírgilio me dava carona às duas da madrugada quando o clube fechava, no seu Opala até minha casa, pois ele morava no bairro do Cangaíba, próximo à Vila Matilde.
            Na Vila Matilde tínhamos o grupo do "seu" Davi, sr. Fernando, Luís Carlos da Mata, Osmair, Eduardo (o Nico), o Alemão, dentre outros. No bairro da Vila Carrão, Gilberto Guimarâes, o GUIMA, se esforçava para manter o clube e Cleber de Hollanda e Georges Vittoratto mantinham o Grêmio de Xadrez Belém com muitas dificuldades.
            Seu Astor em Arthur Alvim tinha em sua farmácia dois jogos de peças que eram o "clube de xadrez da região", em alguns finais de semana convidava os enxadristas para torneios em sua chácara em Guararema, com muito churrasco saborosamente conduzidos pelo Faustão! partidas agressivas conduzidas pelo "predador" Jorge Anacleto, posicionais com  Mohamed Zenni, seu Lauro, seu Wolf , Alex , dentre outros...
           Algum tempo depois ajudou a organizar torneios de rápidas na "Pizzaria Cambiali" e por lá passaram vários nomes importantes do xadrez brasileiro como  MI Martinez, o MI Wellington Rocha, O MF Caldeira o MF Ivan Nogueira, mestres internacionais cubanos como Nestor Velez, Joaquim Diaz e Gerardo Lebredo.
           Em maio do ano passado foi homenageado em um torneio realizado em sua chácara, onde participaram o MI Cícero Braga e o MI Mauro de Souza,  segue o link do vídeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=7mwU1EgivOk&feature=player_embedded
e recentemente esteve jogando relâmpago no clube FOX e prestigiando a simultânea do GM Henrique Mecking, o Mequinho no Parque da Água Branca. Sempre alegre e jovial seu Astor brincava que tinha a mesma idade de Viktor o "terrível" Korchnoi, sua saúde, apesar dos 79 era boa e foi com surpresa que recebemos a notícia do AVC há menos de uma semana. Seu quadro médico se agravou com uma pneumonia que lamentavelmente o levou ao falecimento.
           Escrevo essas linhas com rapidez e desde já peço desculpas por alguém que não tenha mencionado, são muitos os enxadristas gratos ao seu Astor que sentirão saudades e o o terão como referência em suas memórias!
 
MI Jeferson Pelikian.

Voltar