Quem Somos
Torneios Realizados
Estatuto
Como Filiar
Leis do Xadrez
Partidas
Notícias
Xadrez Escolar
Downloads
Torneios
Agenda
Artigos
Princípios da Liga de Xadrez
Links Interessantes
Xadrez & Ficção
Afiliados
Fale Conosco
Rating
Baratear o custo deste esporte.
Massificar o xadrez
Leia Mais

 
Consultar
 
Xadrez Brasileiro
http://www.xadrezbrasileiro.com
FIDE
Federação Internacional
www.fide.com
CBX
Confederação Brasileira
www.cbx.org.br
CX Online
Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
HC

MI Hélder Câmara
www.heldercamara.com.br

ChessBase
ChessBase News
www.chessbase.com
Xadrez de Rua

Blog do Xadrez de Rua
http://xderua.blogspot.com/

Blog do Melo

Pílulas de Reflexão
http://bloguinhodomelo.blogspot.com

FEXPA

Federação de Xadrez do Pará
www.fexpa.org.br

GXBG
Galeria de Xadrez Borba Gato
www.galeriadexadrez.com.br/
Ver todos
  Artigos
Galeria de imagens da Liga de Xadrez
Volta a Home Contato  
André Diamant

André Diamant tem apenas 15 anos mas já acumula alguns títulos internacionais, entre eles o de mestre da Fide (Federação Internacional de Xadrez) e a medalha de prata na Macabíada Mundial. Esta conquista inédita para um enxadrista brasileiro aconteceu em Jerusalém, em julho último, quando André disputou contra outros sete enxadristas menores de 18 anos a categoria júnior da competição, vencendo seis partidas e perdendo apenas uma, para o vencedor da prova, o argentino Blit Jacques Ammiel.
      Campeão pan-americano em 2001 na categoria sub-12 e atual campeão paulista e brasileiro na categoria sub-16, André Diamant nasceu em Fortaleza (CE) em 09/02/1990 e logo em seguida veio para São Paulo. Aprendeu a mover as peças com seu pai - Jean Pierre, quando tinha cinco anos.
      Em 1999 apareceu nos salões da Hebraica de São Paulo representando o Clube de Xadrez Belém e chamou a atenção por manter a tradição judaica de usar kipa, cobrindo a cabeça. Passou então a jogar pela Hebraica, por pertencer à coletividade e porque o clube tinha melhores condições de apoiar o jovem talento.
      Em 2000, numa experiência inédita proporcionada pela Hebraica, foi fazer um estágio em São Petersburgo, na academia do Grande Mestre Khalifman, um dos melhores jogadores do mundo. Ficou lá quatro meses sozinho, sem falar russo. Quando voltou, sua ascensão técnica foi impressionante.
      No ano passado, André mudou-se para a praia de Jericoacoara (CE), onde cursa o 2o grau pela Internet ( não há escola no local) e ajuda o pai na montagem de uma pousada. Continua jogando pela rede de computadores no Internet Chess Club, enquanto aguarda patrocínio para prosseguir a carreira em direção ao título de Grande Mestre Internacional, ostentado no Brasil por apenas seis enxadristas, sendo o decano deles Henrique Costa Mecking, o Mequinho, que a exemplo de Diamant também foi garoto prodígio.

* Herbert Carvalho é jornalista e diretor de comunicação da Liga de Xadrez.

Voltar